Pegue um cafezinho e fique à vontade

"Você acaba de entrar no meu blog, então, pegue uma xícara de café e fique à vontade pra rir das minhas loucuras e até dar palpite sobre elas. Afinal, não sou a dona da razão completa, apenas dona da minha razão absoluta. E tudo o que vier, será pra me ajudar"
"Há dois anos quando comecei o blog, a intenção era de criar um blog de emagrecimento. Com o tempo, descobri que melhor que emagrecer é poder desabafar. Então, continuando como diário e funcionando como psicanalista. A melhor maneira de viver bem é compartilhar seus medos, seus anseios, sua vida. Prefiro postar para desconhecidos e amigos, do que para conhecidos que se dizem amigos e que agem como inimigos";

sábado, 1 de setembro de 2007

EGOCÊNTRICA, EU?!


Oi diário, quanto tempo não venho aqui, não é mesmo?

Então, hoje com a cabeça cheia de idéias e nada pra fazer, vou preenchê-lo com as minhas NEURAS EXISTÊNCIAIS!

Hoje, sou uma pessoa com 26 anos em busca de 'se encontrar' ou me encontrar (fica a critério de cada um a concordância) no mundo de meu Deus! Que maluquice pensar que tudo aqui é um mero acaso... que tudo está escrito e aceitar por livre e espontânea preguiça de mudar a minha situaçãozinha medíocre da qual, eu mesma, aceitei.

Sou uma mulher, que não aceita esse termo MULHER, por que quero viver infinitamente no meu mundinho particular. Quero ser a eterna filhinha do papai, que venha a nós o vosso reino.

Essa semana me descobri como uma PESSOA EGOCÊNTRICA!

Em estudo da psicologia, do espiritismo cristão, da bíblia, dos ensinamentos de Cristo e da própria ciência, descobri coisas que se encaixam perfeitamente...

Fui em busca de entender o porquê do meu problema com os alimentos, o motivo do meu relacionamento conturbado com a comida. E em todos os itens acima dos quais eu citei, TODOS me mostraram a causa.

Por isso, resolvi até me apresentar, OLÁ MEU NOME É VITÓRIA. Hoje, consigo entender um pouco dessa luta complicada com a balança e com a comida... ligação precisa. (off course, honey!)

Tá, não vou contar o be-a-bá de como tudo aconteceu, mas aconteceu, hoje posso tratar a minha GULA e o meu medo total diante de críticas, do mundo, das pessoas, do futuro... vou tratar através do entendimento do defeito que tenho chamado EGOCÊNTRISMO!

Tudo o que pensava, era na vaidade ou em qualquer outro problema, menos no meu EGO, okay... caiu tudo como uma bomba, e vou ter que aceitar e procurar melhorar meu jeitinho infantil de ser... Acreditam nisso??? Gente, sou uma pessoa infantil... ai, ai, ai...

O egocêntrismo 'aparece' nas pessoas na fase evolutiva do homem primata tendo como sentimentos defencivos o instinto (interior) e o egocentrismo (exterior). UAU!!! Sou uma mulher primata... que coisa!!! Na época dos primatas, oras só tinham eles, então, logo, assim... tudo era deles, né?!


EGOCENTRISMO: [De egocêntrico + -ismo, seg o padrão erudito.]

S.m.

1.Qualidade ou caráter de egocêntrico [v. egoísmo (2)]


EGOCÊNTRICO: [De ego- 1 + - centr(o) - + - ico2.]

Adj.

1. Diz-se daquele que refere tudo ao próprio eu, tomado como centro de todo o interesse; personalista

2. indivíduo egocêntrico (1); personalista.


E egocentrismo é um sentimento defensivo, então, vou associar a ele, ações que lhe são próprias: afagar, afetar, ALIMENTAR-SE, BEBER, COMER, defender, DORMIR, FUMAR, jogar, machucar, proteger, sofrer, temer, etc.

Esses sentimentos defensivos levam a comportamentos de comodismo, vícios, paixões, preguiça, apatia, dentre outros... e levam à doenças psicossomáticas nos pulmões, rins, pernas, pés, coluna, INTESTINO, PRESSÃO ARTERIAL, etc.

Pois bem, BINGO!!! Estou no MEU caminho certo...

Breve explicação: dentro de um conceito psicossomático, a causa dos males é a nossa frustração, que afetando os nossos sentimentos nos leva a perdermos a saúde. Por um processo defensivo, toda vez que nos sentimos doentes, costumamos atribuir as doenças a agentes externos ao nosso ser, ou ainda que internos, deflagrados 'inexplicavelmente', em momento 'imprevisivel'. São microorganismos que invadem o nosso corpo, através do ar, dos alimentos e até mesmo através da pele. São disfunções orgânicas oriundas de herenças genéticas e hábitos familiares. São degradações orgânicas, causadas por órgãos deficientes ou defeituosos. São lesões físicas advindas de acidentes.

Se ao contrário, tivemos a capacidade de perceber que SOMOS NÓS os causadores dos nossos males e que somos NÓS que abrimos 'brechas' para as doenças que adquirimos, passaremos a ter uma nova postura na vida. A partir daí poderemos ser os verdadeiros donos da nossa saúde, deixando de enxergar a doença como uma fatalidade inexplicável e imprevista.

Dentro de um conceito pisicossomático, os sentimentos defensivos poderão nos levar a somatizações que consequentemente leva a doenças em determinadas partes do corpo, e para cada parte do corpo há um sentimento causador.


HUM, então, este é o caminho a seguir...

A medicina psicos + somática diz que, em momentos de frustração... há uma somatização de sentimentos que acabam nos deixando doentes e muitas vezes, as doenças não são sentidas ou vistas, diagnosticas...etc...


O 'estranho' de tudo isso, quando comecei a pesquisar mais a fundo, foi ligar o fato de que o egocentrismo é comum na fase do feto e do bebê... EURECA!!! Eis, meu ponto chave... desde um feto sou mesmo egocêntrica, porque já dou trabalho desde a barriga, eu 'quis' chamar a atenção toda pra mim... quando com poucos meses de gestação eu nasci... Ahhh... tá explicado... sempre quis os olofortes pra mim.


Certo...


Então, falarei em palavras claras. VOCÊ é uma pessoa que quer atenção, adora ser mimada, tem medo do futuro, receio com as pressões sociais, cobranças profissionais, é acomodada, mas é afetuosa, carinhosa, atenciosa, ajuda sempre que pode, se preocupa com os outros... Oras, gente, não tem só coisa ruim não... (risos).

Mas, vou esclarecer que EGOCENTRISMO é uma coisa e EGOÍSMO é outra, portanto, não confunda-os.


Vou colocar muitas informações que adquiri e tentar a cada dia melhorar como pessoa, como ser em evolução. Dentre as informações que colocarei estão: MEDICINA, ENSINAMENTOS DE JESUS (A BÍBLIA), tem até física...rs e eu que pensei que estaria livre dela...ai, ai... Falarei também sobre terapia, psiquiatria e caminhos de melhorar a vida... e tudo... sem remédio farmacológico...


É muita coisa pra colocar aqui, mas deixo claro, que isso que coloco é o que eu acredito. Não peço pra ninguém acreditar e muito menos pra aceitar, fazendo o mesmo processo que eu, porque cada ser é UM e devemos buscar a cura no que acreditamos. Não vou ensinar ninguém, pq eu sou APRENDIZ. E em momento algum, quero induzir alguém no método.

Lembrando que isso aqui pra mim, é um DIÁRIO, uma espécie de TERAPEUTA, onde coloco os meus pensamentos como uma pessoa comum no processo de desenvolvimento como pessoa (não profissonal de saúde) e não como dona da verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que veio deixar um comentário! Isso me incentiva a continuar postanto! Pode deixar que vou retribuir o carinho. Beijos da Brid =)