Pegue um cafezinho e fique à vontade

"Você acaba de entrar no meu blog, então, pegue uma xícara de café e fique à vontade pra rir das minhas loucuras e até dar palpite sobre elas. Afinal, não sou a dona da razão completa, apenas dona da minha razão absoluta. E tudo o que vier, será pra me ajudar"
"Há dois anos quando comecei o blog, a intenção era de criar um blog de emagrecimento. Com o tempo, descobri que melhor que emagrecer é poder desabafar. Então, continuando como diário e funcionando como psicanalista. A melhor maneira de viver bem é compartilhar seus medos, seus anseios, sua vida. Prefiro postar para desconhecidos e amigos, do que para conhecidos que se dizem amigos e que agem como inimigos";

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Decifrando amizade - Parte VI - A Turma



Depois de finalmente sair com a tal amiga de Alice, percebi que eu não tinha perdido nada em não ter aceitado os convites para acompanha-los. Deixo claro que, não tenho nada contra a mulher, muito pelo contrário, ela sempre me tratou muito bem. Apenas, não eram noites agitadas como Alice divulgava.
Alice comentava tanto dessa turma, que eu imaginava pura agitação, mas não era bem o que eu pensava. Enfim, pessoas ótimas, mas que não tinham muito a ver comigo.

Depois desse dia, existiram outras vezes que Alice saiu com Gustavo e essa amiga. E não é que a mulher dormiu novamente... então, não era novidade. Vai ver que era porque a mulher acordava muito cedo, sei lá.
Eu cheguei a perguntar se era sempre assim, de dormir no cinema e tal. Alice disse que depois que eu comentei, que Gustavo comentou e que até o irmão dela tinha comentado, ela começou a prestar atenção na amiga. E disse, que era sempre assim mesmo. Que só depois que comentamos, ela prestou atenção. Segundo disse, Alice falava tanto com o menino de voz mansa que não notava que a amiga dormia e tal. Enfim, estranho né, não reparar que alguém que está em sua companhia e dorme... mas, não vim aqui criticar (pelo menos por enquanto), apenas relatar para que no final dessa história vocês possam dar uma opinião a respeito.

Com relação ao cara de voz mansa por quem Alice se encantara...
Vou resumir... ou pelo menos tentar. –risos-
Alice começou a trabalhar no centro espírita e se aproximou dele. Ela falava toda encantada sobre ele. E pra ser sincera, difícil era a mulherada não se encantar. Muitas mulheres iam até o centro apenas para ouvir o cara de voz mansa falar.
Alice resolveu fazer o curso em dia de domingo, pois o cara de voz mansa estaria lá. E com o tempo, trabalhos e curso, tornaram-se amigos.
Ela fazia tudo o que ele pedia. Chegava cedo, resolvia um monte de coisa pra ele. Saiam juntos em turma. E cada vez mais próximos. Porém, o tiro saiu pela culatra.
O cara de voz mansa adotou Alice como amiga-irmã... e o pior de tudo, chamando-a de ‘filha’.
Mas, continuava ali... ao lado... com sol, frio, chuva, lá estava ela. Até surgiram rumores de que eles estavam se envolvendo, mas não passou disso.
Eu ficava triste por ela... desde 2006 quando nos encontramos não vi Alice ficar com ninguém e nem comentar sobre ter ficado. Ela só falava que ninguém ia querer uma gorda. Mas, nem vou dizer aqui que faltou vontade dela para mudar a situação em que se encontrava – sentimentalmente falando e fisicamente também.
Eu falava pra agarrar ele. Ela falava que eu era louca e que jamais faria isso. Eu dava risada, por que era brincadeira minha, mas... quem sabe.
Eu dizia para ela não trata-lo como amigo, não deixar ele (apenas) a enxergar como amiga, e entender que ali tinha uma mulher. Alice dizia que não sabia como fazer isso. Eu sempre dizia (e digo) que toda mulher sabe como fazer um homem se interessar por ela.
Gente, eu não sou modelo de capa de revista e sempre que quis que um homem se interessasse, eu consegui. Acredito que, se a mulher se empenhar, consegue sim. E não precisa se ‘oferecer’ ao homem, apenas sutilmente demonstrar que há uma mulher com qualidades interessantes a ponto de despertar o interesse dele.
Mas...não tinha como EU ensina-la a ser mulher, e outra, Alice estava com 26 anos, não era nenhuma adolescente.
E enquanto, ficara nessa lenga-lenga com o cara de voz mansa... surgiu Valéria.

Alice contava-me que Valéria era toda ‘delicadinha’ (sente o inha) e que era cheia de atenções com o cara de voz mansa... (ciúme detectado).
Alice fazia um trabalho voluntário aos domingos à tarde em companhia do cara da voz mansa, mas quando Valéria apareceu... conheceu tudo e entrou no ‘grupo’ para também ajudar.

E não demorou muito para Alice se afastar, pois Valéria incomodava. Eu já imaginava que isso poderia acontecer, pois Valéria era mais ‘feminina’ que Alice.

Lembram aquele trabalho que fiz no dia que dormi na casa de Alice? Então, foi nesse trabalho que conheci Valéria. E posso ser sincera, parecia uma boneca. Toda delicada, cabelo cheio de cachinhos, sorriso no rosto, olho pequeno, um corpo normal nada extravagante, mas não gorda, perna, bunda, quadril um pouco largo e nenhuma barriga... e pra ajudar na irritação de Alice, ela era um encanto, uma doçura...daquelas pessoas que te recebem com um sorriso, olhos brilhando e um abraço afetuoso.

O que eu poderia dizer? Ela parecia uma boneca mesmo, não espetacularmente linda, nenhum avião de parar o transito não... Mas, uma mulher com traços delicados, meiga e educada.
Sem querer comparar, porém comparando... (lembrando que todos temos defeitos e qualidades... eu me incluo nessa)... Valéria era assim como descrevi e Alice é do tipo que fala alto, toma iniciativa para tudo (ou quase tudo né), sabe tudo, quer fazer tudo, fala sobre qualquer coisa de maneira que parece que só ela sabe... faz piada de tudo, é irônica, sarcástica, é divertida também, é amiga pra toda hora, uma pessoa independente e que reclama pelo peso (qual mulher não reclama né).

Qual será que o cara de voz mansa vai escolher?
Ah, não precisa ser muito inteligente pra isso né?
Uma coisa eu aprendi na vida, por mais que eu saiba, sempre ficarei de boca fechada e deixarei o homem expor a opinião dele, sem querer ser a ‘sabe-tudo’. Jamais tomarei iniciativa para fazer tudo e jamais tomarei decisão para tudo. Tenho que deixar com que ele se sinta mais inteligente, que ele sabe fazer coisas a ponto de me ensinar (mesmo que eu saiba) e dizer que não sei com cara de ‘me ajuda’. Deixando ele ser importante nesse lado também. Mulher (muito) segura de si, faz com que a figura do homem seja colocada à parte da sua vida. E homem gosta de sentir que é capaz de fazer as coisas para a mulher e pela a mulher que está ao lado dele. Homem gosta de ver a cara de interesse da mulher sobre um assunto que ele comenta. Qual o problema em fazer com que o homem pense que sabe das coisas? Não precisa ser burra, mas deixe-o pensar que te ensinou algo, oras. Vai morrer por isso? Me poupe.
Assumo: Eu quero ser feminina e não feminista.

Continuando...
Valéria, Alice e o cara de voz mansa... domingos à tarde...
Não demorou muito para Alice desistir de ajudar, porém o cara de voz mansa era super dependente de Alice pra tudo (ela fazia tudo pra ele), e toda hora ligava, mandava e-mail, torpedo... sempre pedindo para ela ajudar em algum evento social de auxílio. Ela como uma boa amiga e com o coração esperançoso sempre estava pronta pra ajudar.
Quando Valéria começou a andar com o cara de voz mansa, o ciúme surgiu em Alice. Claro, a outra era mais ‘bonita’ aos olhos da própria Alice, e o pior de tudo, era um encanto de pessoa.
Quero deixar bem claro aqui, que Alice é uma mulher bonita, está acima do peso, mas é bonita sim. Não posso dizer que é feia, porque seria uma inverdade. Olhos claros, pele branca, cabelo liso...

Aos domingos de manhã, tinha o trabalho com as crianças comandado por Valéria e o cara de voz mansa.
Claro que convidaram Alice, que sempre estava presente. Porém, como Alice não tinha mais a companhia integral do cara de voz mansa e não tinha outras pessoas ‘da turma’ neste trabalho... quem ela chamou para acompanha-la? Quem? Quem? Quem?

É né, preciso responder?
Pausa para suspiros...
Eu!

Acordando de segunda a sexta cedo, pegando ônibus lotado, salto alto, pé doendo, transito, chuva, chefe... marmitão... etc e tal... e aos sábados acordando cedo também para o meu tratamento espiritual, eu aceitei acordar cedo também aos domingos.
Bom, já que estudo a doutrina espírita e que diz que ‘fora da caridade não há salvação’, porque não ajudar quem precisa?
E fizesse sol, chuva, frio... (ou que eu chegasse da balada às 5h da manhã... às 7h estava acordada para sair às 8h, chegar em casa 12h e as 17h sair novamente para o meu curso, chegar as 21h cair na cama para mais uma semana de correria) eu acompanhava minha amiga Alice e participava do trabalho com as crianças.
Quantas e quantas vezes as pessoas falavam ‘as baladeiras’, mas éramos as primeiras a chegar para ajudar.
E isso foi durante alguns meses, pois sempre ouvia comentários sobre ser baladeira e chegar com cara de sono (claro, tinha dormido apenas 2 horinhas) que decidi que após as férias de fim de ano, eu não voltaria para o trabalho. Precisava de um tempo pra mim, e não me senti parte da equipe, pois nem os materiais sobre o trabalho me deram.

Alice já andava chateada pelo rapaz de voz mansa não dar tanta atenção pra ela. E também, porque tinha visto o carro de Valéria em frente a casa dele algumas vezes... que decidiu também largar o trabalho de domingo pela manhã.

Então, Alice andava direto comigo, não chamava a amiga dorminhoca e se afastou do rapaz de voz mansa. Saíam sexta à noite pra tomar um café e comer algo, mas beber, dar risada ou qualquer outra coisa, era comigo.

Após as férias, não voltei pro trabalho com as crianças e nem Alice... E começaram a rolar boatos fortes de que o cara de voz mansa e Valéria estavam juntos, mas nada oficial.
Alice sempre soltava farpas quando comentava sobre Valéria. Eu dizia, que SE estivesse rolando algo entre os dois, tinha partido da Valéria, pois o cara de voz mansa era muito mole. (eu sempre disse para Alice atacar né..rs)

Após 05 meses do meu afastamento total do trabalho com crianças, surgiu a noticia: Valéria estava grávida de 04 meses do cara de voz mansa!

(é, minha vidência previa isso)

A amiga dorminhoca.
Com relação à amiga dorminhoca, teve um dia em que eu estava dentro do carro com Alice e ela começou a contar que não tinha mais falado com a tal amiga, pois ela era muito melindrosa. Segundo Alice, a turma combinou de ir ao cinema e ela ligou para essa amiga, só que ela não atendeu. E para Alice, senão atendeu é porque não quer saber e quer confete. (aff, eu não acreditava que ouvia aquilo)... Pois bem, a tal amiga respondeu horas depois algo como “orra, foram ao cinema e nem me chamaram, sacanagem!”. Alice disse que falou que ligou e senão atendeu, não iria insistir (aí se nota qual a importância da companhia da amiga e de como Alice é amiga das pessoas).
E também que Alice foi convidada para uma noite de música e vinho na casa de uma ‘amiga’ que todos temos em comum e não chamou a tal amiga lá. E essa amiga (a dorminhoca), ficou com raiva e nem dava mais atenção pra Alice, que nem mandava mais torpedo. E que ficaram dois finais de semana sem se verem.
Segundo palavras de Alice “Ah, ela não fala mais comigo, deve estar com raiva, é uma melindrosa! Está com raiva? Vai dar o bumbum! Porque eu não vou correr atrás, to cansada!”.
Minha reação: fiquei quieta.

Nesse momento, sentada no carro, imaginei a cena: A mulher dorminhoca no meu lugar e Alice falando a mesma coisa sobre mim.
Sério, foi como um filme, na mesma hora vi a cena.
Então, pensei comigo: "Se ela fala assim da amiga, o que ela deve falar de mim para essa amiga? "

Lembrei das vezes que ela me convidou pra sair com a turma e não fui... Quantas (será) que foram às vezes que ela falou para os outros para eu ir dar o bumbum porque era melindrosa?

E eu fiquei condoída com essa amiga, vou explicar porquê:

Essa amiga tem 36 anos de idade, sofre de obesidade mórbida, vive sozinha com a mãe e é filha adotiva. Tem Alice como uma amigona e sempre arrumava o que fazer nas sextas e sábados à noite.

Minha opinião a respeito: Tudo bem que a mulher é mimada que só quer ir nos locais de seu gosto. Tudo bem que a mulher dorme no cinema e capota na mesa das baladas, porém como Alice sempre aceitou é porque não era tão ruim assim, não é mesmo? Ou estou ficando doida?

Vai saber por qual motivo à mulher não atendeu ao telefone no dia do cinema. Ou porquê será que ela ficou chateada de não a terem convidado para a casa da outra amiga?
Será que ela não estava sozinha em casa? Será que não estava triste e precisava de companhia? Ah, gente... é fácil julgar do que entender.

Nessa mesma semana, essa amiga me mandou recado no orkut, dizendo que eu estava sumida. (estranhei porque não tínhamos intimidade)
Fato: ela deveria estar muito chateada com Alice! Eu ouvi a versão de Alice, mas vai saber o que ela fez para deixar a mulher chateada?
Nessa mesma semana, entrei no orkut dela e tinha um recado de Alice, dizendo que “amigos são como estrelas, que sabemos que existem mesmo quando não podemos vê-los”.
(e a história de mandar dar o bumbum?)
Nessa semana também, essa amiga através de recado, pediu auxilio aos amigos para um evento social, porém não mandou para Alice. E como podemos imaginar, Alice mandou recado dizendo que “Mesmo não tendo sido convidada, estaria presente como sempre” e outras coisas, se colocando na posição de vítima, mas peraí... não foi ela que colocou a tal amiga de escanteio?
E com todas essas histórias, eu me perguntava... sentada no banco do carona:
“O que será que ela fala ‘de’ mim para o cara de voz mansa, a amiga dorminhoca e todas as pessoas que temos em comum?"
Continua...

4 comentários:

  1. sempre q leio a continuação dessa historia, eu percebo tantas coisas q temos em comum... ^^ ... continua!!! eu demoro, mas to sempre aki lendo!!! =P beijos lindona!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga que historia hein,não deixe de postar,eu não comento em todos mas sempre estou aki lendo e vc sumiu do msn pq???Aparece viu,sinto falta de conversar com vc...bjos e uma ótima semana...Duh

    ResponderExcluir
  3. CADÊÊÊÊ????EU QUERO MAIS RSRSRS BJOS

    ResponderExcluir
  4. eu adorei é interssante e giro para as crianças saberem o verdadeiro significado da amizade

    ResponderExcluir

Que bom que veio deixar um comentário! Isso me incentiva a continuar postanto! Pode deixar que vou retribuir o carinho. Beijos da Brid =)