Pegue um cafezinho e fique à vontade

"Você acaba de entrar no meu blog, então, pegue uma xícara de café e fique à vontade pra rir das minhas loucuras e até dar palpite sobre elas. Afinal, não sou a dona da razão completa, apenas dona da minha razão absoluta. E tudo o que vier, será pra me ajudar"
"Há dois anos quando comecei o blog, a intenção era de criar um blog de emagrecimento. Com o tempo, descobri que melhor que emagrecer é poder desabafar. Então, continuando como diário e funcionando como psicanalista. A melhor maneira de viver bem é compartilhar seus medos, seus anseios, sua vida. Prefiro postar para desconhecidos e amigos, do que para conhecidos que se dizem amigos e que agem como inimigos";

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Seja Perfeito

Essa semana, eu peguei O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO que ganhei e por incrível que pareça, quando eu abri ao acaso, veio o seguinte ensinamento:



CUIDAR DO CORPO E DO ESPÍRITO
A perfeição moral consiste em torturar o corpo físico?

"...as relações que existem entre o corpo e a alma e a dizer-lhes que, desde que eles são necessários um para o outro, é indispensável cuidar de ambos.
Amem, pois, a sua alma, mas cuidem igualmente de seu corpo, que é
o instrumento de evolução de sua alma. Desatender as necessidades que são indicadas pela natureza do próprio corpo é desconhecer as leis de Deus.
Não castiguem o seu corpo pelas faltas que o seu
livre-arbítrio
o induziu a cometer e pelas quais ele é tão responsável quanto o veículo mal dirigido o é pelos acidentes que causa.
Vocês seriam, por acaso, mais perfeitos se torturassem o corpo,
sem que vocês se tornassem menos egoístas, menos orgulhosos e mais caridosos para com o seu próximo? Não! A perfeição não será alcançada pela tortura de seu corpo físico. A perfeição está toda, e por inteiro, nas reformas de hábitos que vocês impuserem a seus próprios espíritos.
Dobrem-se, humilhem-se, mortifiquem-se a si próprios moralmente,
pela reforma interior de sua alma, porque esse é o meio de vocês se tornarem mais dóceis aos desígnios Divinos e o único de vocês alcançarem a perfeição. (Georges, Espírito Protetor, Paris, 1863.)".

Eu destaquei a parte que me fez pensar, refletir, analisar a respeito. Claro que cada um tem um jeito de interpretar, mas eu entendi que eu não posso e não devo castigar o meu corpo por aquilo que o meu livre arbitrio fez eu cometer.

Eu tive o livre arbitrio na escolha de comer ou me empanturrar! Comer por alimentação ou comer por gula.

E agora??? Eu vou castigar, punir meu corpo pelo que eu fiz?
Bom, comi muito... e quem pagou foi meu corpo que se deformou! Castiguei ele por gula, ansiedade...

Aliás, falando em ansiedade... do que ela me ajudou??? Em nada né? Só em engordar, deformar meu corpo e agora parar de comer... ME PRIVAR! Eu me pergunto: Está certo isso?


Olha como o corpo padece...
1° Como feito louca
2°Deformo meu corpo
3° Fico triste
4° Deixo de comer
5° Meu corpo padece

Então... comi feito doida, uma gula insaciável, deformei meu corpo... E pq??? É por causa da ansiedade? Da ociosidade? Da depressão? Da vontade de parar com tudo? Do desemprego? Do fim do namoro? Das discussões em casa? Da raiva e indignação que tenho pelo que me tornei? Enfim...

Comi problemas... muitos deles... e por causa de tudo isso...só piorei as coisas pra mim. E me pergunto: Resolveu os problemas?

Claro que não, pelo contrário... arrumei mais alguns... como, a tristeza, a depressão aumentou, a reclamação de tudo e todos...

O que eu fiz? Deixei de comer...C L A R O!

Parei de comer... simples... ingeri remédios... (química), e diminui drasticamente a alimentação... início de desmaios... olheiras... cabelo seco, sem vida... fiquei pálida... consegui alguns dias... depois veio a COMPULSÃO, sim... ficar muito tempo sem se alimentar não resolve nada... mais dia, menos dia...terá que comer... daí como feito doida... e meu corpo tem por OBRIGAÇÃO DE AGUENTAR TUDO ISSO!


Compulsão exporádica, TOC, anorexia, bulimia... tanta coisa... pra tentar sem perfeita...

Sendo que,

A perfeição não será alcançada pela tortura de seu corpo físico. A perfeição está toda, e por inteiro, nas reformas de hábitos que vocês impuserem a seus próprios espíritos.

Preciso fazer uma REFORMA ÍNTIMA e rever meus conceitos.

Pra mim, isso tudo que li e refleti...foi como um tapa na cara, que por mais que eu sei, que eu tenha noção... não imaginava que Deus fosse me mostrar dessa maneira.

Não vou dizer que não terei neuras... claro que terei, mas sei que voltarei aqui e vou ler o que eu mesma postei e que tudo o que fiz foi por minha culpa e o que eu não fizer daqui pra frente também é minha culpa... isto, pq agora eu tenho um outro tipo de discernimento sobre o assunto.

Mas, não é só regilioso, pq minha religião é Deus... mas sim discernimento íntimo de mim mesma em relação a esse aspecto.

Não tenho direito de punir meu corpo pelos problemas que não fui capaz de resolver...


Estou muito longe de qualquer tipo de perfeição

5 comentários:

  1. Olá, sou uma das pessoas que entra no seu blog e resolvi hoje deixar um comentario, estou na comu do orkut nossa meta é emagracer, e também preciso de muita motivação, e nada melhor do que ver que várias pessoas estão conseguindo, eu vou ser como vc e entrar no meio dessas pessoas, quero emagrecer e vou conseguir, também tenho um blog, se quiser visitar é myobjective.zip.net
    Deixa um recadinho para mim ok, e beijão para vc.

    ResponderExcluir
  2. Esta lindo seu blog, parabens e continue assim tah, tenha um ótimo final de semana, beijos

    ResponderExcluir
  3. OI amiga, lendo seu post, tomei mais força, e sei que amanha estarei melhor do que hoje, é de pessoas assim como vc que precisamos, com palavras certas em momentos certos.....
    Muito obrigada!!!!1

    Eu sou a Carla, dona da comu, Nossa meta é emagrecer, e estou na luta e ja sou vencedora, por estar persistindo, apesar dos deslizes.....

    ResponderExcluir
  4. BRI

    Seu blog tá lindo, assim como tudo que escreve, que DEUS continue te abençoando em dizer coisas que dificilmente aceitamos ou estamos dispostas a ouvir de pessoas estranhas, pois vindo de vc alguém que sabe e sente pelo que passamos nos fortalece a cada dia mais.

    Tudo que li aqui me dá força, ânimo, determinação, coragem, fé e esperança de cada dia que passa podemos ser melhores e mais felizes.

    Beijos no coração.

    DEUS abençoe sempre.

    "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

    ResponderExcluir
  5. Meninas, vocês acham que eu as ajudo? Enganam-se!
    Todo o carinho e a cumplicidade que me depositam fazem com que eu consigo seguir em frente. E veja, que tenho com quem contar.
    Vocês me emocionam.

    Carinhosamente,

    Vitória - Brid

    ResponderExcluir

Que bom que veio deixar um comentário! Isso me incentiva a continuar postanto! Pode deixar que vou retribuir o carinho. Beijos da Brid =)